

Descrição
O sistema de Gestão Inteligente e Individualizada da Iluminação, SmartLi, permite o controlo ponto a ponto do sistema de iluminação pública e ou privada, interior e exterior.
A ideia base consiste em adequar em cada local a iluminação disponível às necessidades reais de iluminação, desta forma reduzindo consumos e custos, aumentando a qualidade da iluminação e a segurança dos utilizadores. Dessa ideia inicial, e tendo em conta a grande potencialidade do módulo SmartLi local para aquisição das diferentes grandezas intervenientes, o sistema possibilita através de um sistema central perceber o estado atual e o histórico de cada local assim como a atuação na iluminação.
Desta forma, cria um novo conceito na gestão e manutenção da iluminação instalada e a instalar, isto é, uma plataforma de logística.
Objetivos Principais

O projecto SmartLi nasceu com a firme certeza de que podemos fazer mais e melhor na protecção do nosso planeta. Com a convicção que o caminho é o da poupança de energia e dos recursos naturais. Com a vontade de poder proporcionar a todos os intervenientes nos vários sectores de actividade uma melhor e maior racionalização de energia, uma eficaz optimização dos equipamentos e assegurar uma maior eficiência e desempenho energéticos.

Com o sistema plenamente calibrado; de acordo com as necessidades do local, há também uma diminuição da poluição luminosa, isto é, a diminuição ou mesmo eliminação de períodos com excesso de iluminação.

Através de um simples posto de trabalho com o nosso respectivo software de gestão, toda a informação respeitante à rede de iluminação contígua ao SmartLI poderá consultada, mais ainda, para além da informação instantânea, junta-se a possiblidade de elaboração de relatórios de consumo, de avaria e muitos outros, que permitem estabelecer o perfil de cada zona, avenida ou no limite de cada poste.
Este perfil de iluminação pode assim ser usado para de uma forma eficiente aferir as necessidades de intervenção por área, e desta forma passar de uma manutenção correctiva e mais dispendiosa, para uma intervenção preventiva que para além da redução do custo, permite um melhor serviço ao utilizador final.
O conceito de “adaptive light”, isto é, o uso da intensidade luminosa artificial que se adapta no momento ás necessidades do local, permite também prolongar a vida útil das lâmpadas instaladas, e desta forma contribui para um maior intervalo entre duas intervenções no mesmo local.

Evitar acidentes com viaturas em sentido contrário nas auto-estradas é outro dos factores que este projecto teve em consideração, evitar acidentes graves, como se tem verificado, e desta forma poupar vidas humanas e todos os custos inerentes.
O vandalismo é um outro factor importante, este projecto prevê a fácil identificação sempre que a portinhola dos postes de iluminação for violada, protegendo o bem público evitando custos elevados.