Estudo luminotécnico
Índice de conteúdos
O que é um estudo luminotécnico
O estudo luminotécnico, ou projeto luminotécnico, conjuga conhecimentos técnicos e ferramentas específicas para projetar sistemas de iluminação adequados e eficientes.
No estudo luminotécnico, são considerados diversos fatores do espaço a iluminar, de forma a garantir que a iluminação cumprirá as necessidades funcionais, ergonómicas e estéticas do ambiente, contribuindo para o conforto, segurança e bem-estar das pessoas que o utilizam.
Etapa 1 — Levantamento das necessidades e definição de requisitos
Durante a fase inicial do estudo luminotécnico, é realizado o levantamento das necessidades de iluminação, onde são avaliadas diversas características do espaço, tais como:
Orientação solar;
Quantidade e dimensão das fontes de luz natural, como janelas e superfícies envidraçadas;
Altura do pé-direito;
Cores e materiais predominantes;
Finalidade geral do espaço, as diferentes áreas e atividades a desempenhar em cada uma;
Necessidades de automação.
Além das necessidades do espaço, na definição dos requisitos, são também consideradas as normas de iluminação em vigor, que variam conforme o país e a função dos espaços.
Etapa 2 — Desenvolvimento
Depois de recolhidas todas as informações relevantes, o técnico de luminotecnia ou lighting designer poderá dar início à fase de desenvolvimento, na qual procura as melhores soluções de iluminação que permitam responder adequadamente a todos os requisitos definidos.
A seleção das luminárias a serem integradas no estudo é realizada tendo em conta a quantidade de luz (lumen e lux), a temperatura de cor e CRI, o feixe e ângulo de luz, assim como a eficiência energética. Além das caraterísticas luminotécnicas das luminárias, também são consideradas as suas potenciais necessidades de manutenção, garantia e vida útil.
Caso seja compatível com a utilização do espaço e o cliente pretenda, o estudo luminotécnico poderá ser baseado nos princípios da Iluminação Centrada no Humano, ou Human Centric Lighting.
Depois da seleção inicial dos materiais, é realizado o projeto num software específico de lighting design, como o Dialux. Os softwares para estudos luminotécnicos permitem visualizar o efeito da iluminação na planta tridimensional do espaço, assim como confirmar que as necessidades luminosas (lux) estão a ser cumpridas.
Etapa 3 — Entrega
Na etapa da entrega do estudo luminotécnico são entregues todas as especificações do estudo luminotécnico e dos produtos de iluminação selecionados.
Também são apresentados os cálculos do retorno sobre o investimento (ROI) e, caso este estudo vise substituir uma solução de iluminação já instalada, a poupança que a nova solução permitirá.
Importância do estudo luminotécnico
O estudo luminotécnico permite criar uma solução de iluminação específica para cada espaço. Desta forma, a iluminação será pensada exatamente para cumprir cada uma das funções para a qual é necessária, permitindo evidenciar as mais-valias de cada espaço e gerar uma poupança significativa, tanto na aquisição dos materiais - já que apenas serão adquiridos os materiais estritamente previstos no projeto - quanto no consumo de energia elétrica.
Em espaços comerciais, o estudo luminotécnico é de especial relevância, uma vez que a boa iluminação pode potenciar favoravelmente as vendas. A iluminação correta de uma loja, por exemplo, permite uma boa visualização e percepção da qualidade dos produtos, cria uma sensação de bem-estar no espaço, o que leva a maiores períodos de permanência dos clientes, assim como melhora o conforto e, potencialmente, a produtividade dos funcionários.
Outros artigos
29/01/2024
Iluminação de produtos alimentares
26/03/2024
Human Centric Lighting
20/02/2024
Impacto da iluminação nas vendas
19/04/2024
Produtos de iluminação para retalho
19/01/2024
Iluminação de espaços de trabalho
16/05/2024
O que é UGR e GR?
15/03/2024
Vantagens do uso da tecnologia LED
12/01/2024
Iluminação de cozinhas
Adicionar comentário