Human Centric Lighting
Índice de conteúdos
Da crescente preocupação com o desequilíbrio do nosso ritmo circadiano, nasceu a Iluminação Centrada no Humano, também conhecida como Human Centric Lighting (HCL).
A influência da luz no ser humano e a forma como esta contribui para o seu bem-estar estão comprovadas cientificamente. Hoje, passamos a maior parte do nosso tempo em ambientes fechados com iluminação artificial, onde muitas vezes não é sequer perceptível a diferença entre o dia e a noite, contrariando assim o nosso ciclo natural - O Ritmo Circadiano.
Ritmo Circadiano
O ritmo circadiano, ou ciclo circadiano, é o ritmo do corpo. Os milhares de anos de evolução humana aperfeiçoaram a estreita relação entre as atividades e os processos fisiológicos do homem com a luz solar. A secreção de hormonas que promovem a alternância sono-vigília, a regulação da temperatura corporal e da pressão sanguínea… todos estes processos eram regidos pela luz do sol.
Com a introdução da luz artificial, esta relação deixou de ser tão vincada - hoje podemos, por exemplo, simular a luminosidade máxima do sol, que é naturalmente atingida por volta das 12 horas, a qualquer hora do dia. A perda deste vínculo natural, deixou-nos efeitos como a desregulação dos padrões de sono, manifestando-se em sintomas como dificuldade em adormecer ou em manter o sono e sonolência diurna excessiva, resultando numa maior dificuldade em desempenhar as tarefas habituais.
Human Centric Lighting
A Human Centric Lighting visa melhorar o bem-estar através da regulação da temperatura de cor e nível de iluminância, em ambientes interiores, de forma a simular o curso da luz natural.
A aproximação do ritmo natural do corpo, tem o potencial de aumentar a sensação de bem-estar e o humor, assim como melhorar a qualidade do sono através da regulação dos ciclos de sono-vigília.
Esta nova perspetiva sobre a iluminação pode ser aplicada numa enorme variedade de espaços e ambientes, como:
Em escritórios e escolas onde a regulação da iluminação pode ajudar a criar espaços mais produtivos e confortáveis e a reduzir a fadiga ocular;
Em meios hospitalares, a melhoria do bem-estar geral dos pacientes pode contribuir para a sua recuperação e conforto;
Em contexto residencial os efeitos positivos da HCL são potenciados pela sua utilização a longo prazo.
A Iluminação Centrada no Humano, Human Centric Lighting, representa uma abordagem inovadora no design de iluminação, através da procura pela sincronização da iluminação artificial com o ritmo circadiano. Ao replicar as características da luz natural em ambientes internos, a Iluminação Centrada no Humano permite-nos criar espaços mais saudáveis e produtivos para viver e trabalhar.
Outros artigos
29/01/2024
Iluminação de produtos alimentares
23/04/2024
Estudo luminotécnico
20/02/2024
Impacto da iluminação nas vendas
19/04/2024
Produtos de iluminação para retalho
19/01/2024
Iluminação de espaços de trabalho
16/05/2024
O que é UGR e GR?
15/03/2024
Vantagens do uso da tecnologia LED
12/01/2024
Iluminação de cozinhas
Adicionar comentário